Compromisso com a Sustentabilidade 2025 – Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.

Compromisso com a Sustentabilidade

  • Na Minerva Foods, nosso Compromisso com a Sustentabilidade traduz a responsabilidade de conduzirmos nossos negócios de forma ética, transparente e alinhada às demandas de um mercado cada vez mais atento aos impactos socioambientais. Com atuação na América do Sul e na Oceania, assumimos metas claras para aprimorar a ecoeficiência nas operações controladas, monitorar o desmatamento ilegal na cadeia de valor, desenvolver o Programa Renove em fazendas parceiras e promover o bem-estar animal.

Full image
Full image
  • O objetivo de atingir emissões líquidas zero até 2035, 15 anos antes do previsto no Acordo de Paris, é uma oportunidade para unir o setor na construção de soluções que evidenciem nossa posição de referência global em sustentabilidade.

    Ícone 1

    Monitoramento do desmatamento ilegal na cadeia de valor

    Ícone 2

    Ecoeficiência nas operações controladas

    Ícone 3

    Desenvolvimento do Programa Renove em fazendas parceiras

Bem-estar Animal

O Compromisso firmado aborda as metas relacionadas às práticas de bem-estar animal e os esforços contínuos da Minerva Foods no tema.

 

Consideramos os animais seres sencientes e buscamos disseminar e aplicar os princípios dos Cinco Domínios do Bem-estar Animal recomendados pelo Farm Animal Welfare Committee (FAWC) em nossas operações controladas e em toda a cadeia de valor..

 

Acesse:


Ícone Leia nosso compromisso no
relatório de Bem-estar Animal

Metas

  • Na tabela abaixo, você encontra nossas metas globais e seus status mais recentes. Explore informações mais detalhadas sobre nosso progresso e metas intermediárias na Central de Indicadores

  • Ecoeficiência nas operações controladas

    Metas
    Status
    Em relação à 2020, reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa (tCO₂e/TPA ) em 30%, considerando os escopos 1 e 2, até 2030;

    Baseline:
    Intensidade de emissões em 2020 = 0,20 (tCO2e/TPA)
    Em outubro de 2024 a Minerva Foods integrou 13 novas operações aos seus negócios, fruto de um movimento de expansão operacional na América do Sul. As emissões desses ativos foram calculadas através do inventário anual, realizando o cálculo retroativo de emissões de GEE para assegurar uma transição transparente e eficiente na gestão climática. Em 2024, atualizamos a metodologia de cálculo do TPA (Tonelada Produzida Acabada) com o objetivo de tornar a métrica mais precisa. O TPA passou a somar o total de produtos gerados nas operações industriais, incluindo produtos processados e negócios relacionados – como Biodiesel, Casings, Leather e Ingredients -, enquanto anteriormente considerava apenas a produção orienta de abate e desossa. Com essa mudança, os valores de intensidade das emissões de GEE foram recalculados desde 2020, garantindo comparabilidade com a nova base metodológica. Com a inclusão dos novos ativos, a intensidade das emissões de GEE foi 0,19 tCO2e/TPA.
    Manter as emissões líquidas zeradas, considerando a abordagem de mercado para o escopo 2, por meio do investimento e incentivo à produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis. 
    Desde 2020, a Minerva Foods mantém as emissões líquidas do escopo 2 zeradas, considerando a abordagem de mercado, por meio da aquisição de Certificados de Energia Renovável (I-REC). Dessa forma, além de neutralizar as emissões relacionadas ao consumo de energia elétrica, a Companhia fomenta o mercado de energia gerada a partir de fontes renováveis e com alto desempenho. Ainda no contexto do uso de energia renovável, por intermédio da Minerva Energy, a Companhia adquiriu 98% das ações da Irapuru II Energia para implementar um projeto de autoprodução de energia fotovoltaica, que atenderá parte do consumo de nove unidades industriais no Brasil e contribuirá diretamente para o plano de descarbonização das operações controladas.

    Monitoramento do desmatamento ilegal na cadeia de valor

    Metas
    Status
    No Brasil, manter 100% das fazendas fornecedoras diretas monitoradas, a partir dos critérios socioambientais estabelecidos na política Aquisição de Commodities Agrícolas e Produtos da Pecuária da Companhia.

    A Minerva Foods realiza o monitoramento a partir de critérios socioambientais em 100% das fazendas fornecedoras diretas em todos os biomas no Brasil. A Companhia é referência nas auditorias de seu sistema de geomonitoramento, com resultados de destaque perante seus pares.

    Até 2030, expandir o monitoramento de fazendas fornecedoras diretas, a partir dos critérios socioambientais estabelecidos na mesma política, para os demais países na América do Sul com operações.
    100% das fazendas fornecedoras diretas nas operações da América do Sul (Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai) são monitoradas a partir de critérios socioambientais. O investimento em tecnologia, parcerias estratégicas e engajamento da cadeia de valor possibilitou a entrega da meta seis anos antes do previsto.
    Mapear ciclos de produção (cria, recria e engorda) empregados nas fazendas fornecedoras diretas da Companhia em todos os países da América do Sul com operações até dezembro de 2024;
    100% das fazendas fornecedoras diretas na América do Sul tiveram seus ciclos de produção mapeados. Essa iniciativa contribui diretamente no entendimento, em profundidade, da cadeia de valor da pecuária e no desenvolvimento de soluções para a rastreabilidade completa em cada país com operações da Companhia.
    Até 2030, desenvolver e implementar um programa para monitoramento das fazendas fornecedoras indiretas, a partir dos critérios socioambientais estabelecidos na política ‘Aquisição de Commodities Agrícolas e Produtos da Pecuária’ da Companhia, nos países da América do Sul com operações

    O Programa Minerva View consolida avanços conquistados em anos de diligência socioambiental na cadeia de fornecimento da Minerva Foods. O programa está estruturado em três pilares: Fornecedores Diretos, Fornecedores Indiretos e Requalificação e Reinserção de Fornecedores.

    No pilar de Fornecedores Indiretos, os protocolos e ferramentas em desenvolvimento são:

    • Protocolo de Sistemas de Produção de Ciclo Completo: define critérios de controle e gestão para fazendas fornecedoras diretas com sistemas de produção completos (cria, recria e engorda), por meio de visitas técnicas e aplicação de checklists para verificação das informações e comprovação das práticas adotadas.
    • Protocolo de Rastreabilidade Individual: busca garantir a rastreabilidade e a conformidade socioambiental dos animais adquiridos por elemento de identificação individual de padrão oficial. O procedimento é executado pelas certificadoras credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), garantindo a isonomia do processo. Em 2024, mais de 53 mil animais foram abatidos nesse protocolo.
    • Protocolo Tier 1: busca garantir a rastreabilidade da matéria-prima e conformidade socioambiental até as unidades de exploração pecuária de fornecedores indiretos de nível 1.
    • SMGeo Prospec: aplicativo de monitoramento socioambiental desenvolvido pela Niceplanet Geotecnologia com apoio da Minerva Foods. A ferramenta permite que os fornecedores diretos monitorem gratuitamente a conformidade socioambiental de sua própria cadeia de fornecimento. Além disso, promovemos capacitações e incentivamos a participação em eventos voltados à divulgação e ao uso da plataforma. Até 2024, mais de 1.100 fornecedores se cadastraram no aplicativo, o que corresponde a aproximadamente 35% da escala de abate.
    • Visipec: aplicada na região da Amazônia, essa ferramenta permite o mapeamento de riscos na cadeia do gado, contribuindo para maior controle e transparência sobre as fazendas fornecedoras indiretas.

    Desenvolvimento do Programa Renove em fazendas parceiras

    Metas
    Status
    A partir de 2030, adquirir no mínimo 50% dos animais de fazendas fornecedoras participantes do programa Renove
    Em 2024, ampliamos nossos esforços no Programa Renove, impulsionando iniciativas voltadas à descarbonização da agropecuária, com foco em inovação e sustentabilidade da cadeia produtiva. No ano, 5,32% dos animais abatidos pela Companhia foram adquiridos de fazendas certificadas no protocolo Carbon Neutral.

    Veja nossos avanços:

    • Certificação de Produtos Carbono Neutro
      • Expansão da certificação para 16 novas fazendas fornecedoras no Brasil e 108 no Uruguai;
      • Certificação das unidades industriais de Mirassol d’Oeste (MT) e Palmeiras de Goiás (GO), com expansão para Araguaína (TO) e inclusão da unidade BPU, em Durazno (Uruguai) — totalizando 7 unidades certificadas;
      • Implementação de ferramentas de cálculo de emissões alinhadas ao GHG Protocol para Agricultura e Pecuária (WRI, 2015) e às Diretrizes do IPCC (2019), viabilizando a neutralização da pegada de carbono das fazendas certificadas e de todo o processo industrial e logístico.
    • Fortalecimento das Estratégias com Pecuaristas Parceiros
      • Reforçamos as estratégias promovidas junto aos pecuaristas por meio do Programa Renove, com foco em capacitação e assistência técnica nas seguintes frentes:
        • Planejamento e recuperação de pastagens;
        • Implantação do pastejo rotacionado;
        • Adoção de sistemas integrados (ILPF);
        • Dietas estratégicas para redução do metano entérico;
        • Aumento da produtividade animal por meio de melhorias genéticas.
    Aplicar metodologias internacionalmente reconhecidas e com rigor científico para mensurar a pegada de carbono de fazendas, dentro de um sistema monitorado, relatado e verificado, e apoiar a implementação de práticas de baixa emissão de carbono;
    As fazendas participantes do Programa Renove passam por um rigoroso processo de diagnóstico técnico para contabilizar as emissões em todas as etapas da cadeia produtiva da carne — desde a produção do gado de corte até o transporte da matéria-prima e o processamento industrial da proteína animal. Anualmente, o programa aprimora a coleta de dados, a ferramenta de cálculo e a validação das emissões, aumentando a credibilidade e a transparência do processo. O cálculo de emissões está alinhado ao GHG Protocol para Agricultura e Pecuária (WRI, 2015) e às Diretrizes do IPCC (2019) e passa por verificação e certificação de terceira parte. As fazendas desfrutam de apoio do corpo técnico do Programa Renove na identificação e implementação de práticas de baixa emissão de carbono

    Bem-Estar Animal:

    Metas Globais aplicáveis a todas as espécies da cadeia de valor (bovinos, ovinos, suínos, frangos, peixes e os ingredientes – ovos e leite):

    Metas Globais
    Status
    Até 2040, não utilizar antibióticos de forma profilática e metafilática em 80% da cadeia global de produtos de origem animal. ​
    Atualmente a Minerva Foods tem 62% da sua cadeia de fornecimento mapeada para requisitos de bem-estar animal. O objetivo é alcançar 100% de mapeamento até 2028, e realizar todas as adequações para que até 2040 a meta seja atingida.
    Não utilizar animais clonados na cadeia global da companhia
    Não utilizar animais geneticamente modificados na cadeia global da companhia
    Não utilizar hormônios de crescimento na cadeia global da companhia

    Posicionamento expresso na Política de Bem-estar Animal da Minerva Foods Política de Bem-estar Animal da Minerva Foods .Não é permitido o uso de animais geneticamente modificados, clonados ou que tenham utilizado hormônios promotores de crescimento em sua cadeia produtiva.

    Atuar em formas de reduzir a dependência de alimentos de origem animal através da diminuição de resíduos, melhor utilização da matéria-prima, mudanças no foco dos negócios, diversificação de proteínas e diversificação de novos produtos por meio de reformulações, com âmbito de atuação global na empresa.
    Este é um compromisso recorrente da Companhia. A Minerva Foods possui estratégias de negócio bem definidas em relação à redução da dependência de alimentos de origem animal, que se baseiam na diminuição de resíduos – Minerva Biodiesel, melhor utilização da matéria-prima – Minerva Casings; Minerva Ingredients; Minerva Leather; mudanças no foco dos negócios – iniciativa de Corporate Venture Capital, investindo em startups que fomentam negócios que vão além da cadeia de valor da proteína animal, e por meio da subsidiária MyCarbon. A Minerva Foods também investe na produção e comercialização de produtos com proteínas alternativas, tendo em seu portfólio milanesas de soja e medalhões.
    Garantir que 15% da produção total de hambúgueres seja proveniente de formulações com maior proteína de produtos de origem não animal. 
    AA Minerva Foods investe na produção e comercialização de produtos com proteínas alternativas, tendo em seu portifólio milanesas de soja e medalhões (hambúrgueres que levam 60% de matéria-prima vegetal 14 em sua formulação). É compromisso da Companhia manter pelo menos 15% da produção de hambúrgueres com ingredientes de proteínas de origem não animal.
    Até 2023, substituir o ingrediente ovo de toda (100%) linha de patês tradicional por produtos de origem vegetal (e.g., farinha de batata).
    Entre 2022 e 2023, a Companhia conduziu testes que viabilizaram a reformulação da linha de patês tradicional, com a substituição do ovo em pó por ingredientes de origem vegetal, como farinha de batata. Em 2023, a substituição foi concluída, resultando na eliminação completa do ovo em pó da formulação e na redução de aproximadamente 1 tonelada do insumo adquirido no ano.
    Até 2024, obter certificação em Bem-estar animal de todas as unidades fabris da Companhia.
    Em 2023, a Minerva Foods teve 100% de seus processos de abate de bovinos certificados em bem-estar animal pelo protocolo do North American Meat Institute (NAMI), por meio de auditorias não anunciadas. Além disso, todo o abate de ovinos na Austrália é certificado pela Australian Livestock Processing Industry Animal Welfare Certification System (AAWCS).

    Metas espécie específicas direcionadas que englobam temas importantes para o bem-estar dos animais presentes em nossa cadeia como:

    Metas Espécie-Específica
    Status
    Estabelecemos 54 metas de Bem-Estar Animal, considerando as melhores práticas do mercado, recomendações de órgãos internacionalmente reconhecidos e benchmarking.As metas relacionadas a espécies específicas estão detalhadas no Relatório de Bem-Estar Animal.
    Finalizamos 2024 com 29 compromissos alcançados (53,7%). O detalhamento do progresso frente aos compromissos por espécie pode ser acessado no Relatório Anual de Bem-Estar Animal disponível no website da Companhia: minervafoods.com/relatorios/

Fale Conosco

Quer saber mais sobre os produtos Minerva Foods? Entre em contato conosco através dos nossos telefones ou envie uma mensagem.


Entre em contato