Qualidade do Produto e Respeito com a vida - Minerva Foods

Qualidade do Produto e
Respeito com a Vida

qualidade-de-vida-bovinos-minerva-foods (1)
Mantemos rígido controle de qualidade, preservando a saúde do gado e a segurança dos consumidores. Costumamos dizer que do campo à mesa, temos o compromisso de garantir qualidade e segurança dos alimentos em todo o ciclo de produção.
bg_Frame 1282

Segurança de Alimentos

selo_ODS_12

Nosso rigoroso sistema de gestão de qualidade e segurança de alimentos é pautado na Política do Sistema de Gestão Integrado para todas as nossas plantas nos países onde atuamos, com o compromisso de levar alimentos seguros e qualidade para nossos consumidores.

selo_ODS_12

Nossas unidades em todos os países de atuação na América do Sul e as unidades de Colac e
Sunshine na Austrália são certificadas por organização independente em conformidade com normas internacionalmente reconhecidas de sistema de gestão de segurança de alimentos e reconhecidas pela Global Food Safety Initiative (GFSI).

Política do Sistema de Gestão Integrado

Para que haja o desdobramento de todas as diretrizes, políticas, procedimentos e especificações de clientes e consumidores, em todas as nossas unidades de produção possuímos equipes especializadas em Qualidade e Segurança dos Alimentos realizando monitoramento contínuo.

Nossas práticas e ferramentas de gestão da qualidade e segurança de alimentos incluem:

icon_gestao-qualidade-alimentos_01

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP, na sigla em inglês)

icon_gestao-qualidade-alimentos_02

Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO)

icon_gestao-qualidade-alimentos_03

Procedimento Sanitário Operacional (PSO)

icon_gestao-qualidade-alimentos_07

Boas Práticas de Fabricação (BPF)

icon_gestao-qualidade-alimentos_04

Plano de Amostragem

icon_gestao-qualidade-alimentos_05

Programa de Rastreabilidade

icon_gestao-qualidade-alimentos_06

Bem-estar Animal (BEA)

Dentre as ferramentas utilizadas no monitoramento diário, está uma matriz de indicadores de qualidade, usada para identificar possíveis necessidades de correções do processo, bem como as melhores práticas e oportunidades de melhoria contínua para serem aplicadas em todas as nossas unidades industriais. Esses dados embasam o estabelecimento das metas, que são revisadas anualmente, ou sempre que necessário, promovendo a melhoria contínua dos padrões de operação, fabricação e fornecimento de produtos em todos os seus negócios.

 

Além dos processos próprios de análise de riscos, há monitoramentos diários e verificação, auditorias externas de qualidade e segurança de produtos são realizadas pelo Departamento de Produtos de Origem Animal – DIPOA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e por órgãos responsáveis equivalentes na Argentina, na Colômbia, no Paraguai e no Uruguai, bem como por clientes.

Possuímos laboratórios próprios, acreditados e/ou reconhecidos pela ISO 17.025, localizados em regiões estratégicas para nossa operação e, também utilizamos laboratórios terceiros com o mesmo nível de confiabilidade. Neles, são realizadas análises microbiológicas e físico-químicas para assegurar a não contaminação por patógenos e a segurança dos produtos elaborados, além da verificação da composição dos alimentos no que diz respeito a proteínas, gorduras e umidade.


Possuímos sistemas de rastreabilidade de nossos produtos desde a originação até o cliente. Todos os nossos produtos e serviços passam por processo de rotulagem, que contém informações mandatórias sobre terceirização de componentes, conteúdo e substâncias informações de conservação e isenção de alergênicos.

 

Nossos rótulos das linhas Estância 92 e Minerva Angus também contam com QR Code que traz informações sobre a origem sustentável do produto, as práticas de bem-estar animal e qualidade, além dos selos de eficiência ambiental na produção, Eu Reciclo e Energia Renovável.

 

Todas as unidades seguem procedimentos de Boas Práticas de Fabricação e rotulagem que permitem identificar os produtos em caso de necessidade de recalls. Não realizamos nenhuma ação de recall no último ano, nem registramos proibições de exportação por conta de questões envolvendo a segurança de alimentos

RA 1000

O canal de Serviço de Atendimento ao Consumidor está disponível continuamente para esclarecimento de dúvidas e recebimento de reclamações, sugestões e elogios. Nossa premissa com o canal é proporcionar uma experiência positiva aos nossos clientes e, como reflexo disso, recebemos o Selo RA1000 no Reclame Aqui.

 

Empresas que possuem este selo, demonstram a seus consumidores o compromisso com seu pós-venda, elevando o grau de confiança na marca, serviços e produtos.

Produção Orgânica

Possuímos certificações internacionais específicas para produção de carne orgânica nas unidades de Araguaína (TO), Barretos (SP), Janaúba (MG) e Palmeiras de Goiás (GO) e Paranatinga (MT) no Brasil e em todas as unidades do Paraguai, Uruguai e na unidade de Rosário, na Argentina. Ao serem habilitadas, essas unidades se submetem a rigorosos controles de rastreabilidade que seguem os Regulamentos nº 834/2007 e nº 889/2008 da Comunidade Europeia e o Programa Orgânico Nacional (NOP) dos Estados Unidos. 

 

Os animais têm garantia de zero utilização de antibióticos, hormônios de crescimento e alimentação com produtos de origem animal, além de altos padrões de bem-estar animal. Em 2022, 29,64% dos animais comprados no Uruguai foram certificados sobre esse protocolo. No Brasil e no Paraguai foram 4,36% e 13,55%, respectivamente.

selo   selo

Bem-estar Animal

selo_ODS_12
selo_ODS_15

A preocupação com o bem-estar animal é um dos pontos centrais na atuação da Minerva Foods. ‍Não toleramos abusos, negligência e maus-tratos e seguimos os cinco domínios do bem-estar animal recomendados pelo Farm Animal Welfare Committee (FAWC).

selo_ODS_12
selo_ODS_15
icon_bem-estar-animal_05

Nutrição

Água e comida suficientes

icon_bem-estar-animal_01

Ambiente

Instalações confortáveis e agradáveis

icon_bem-estar-animal_02

Saúde

Garantia da saúde, da aptidão e ausência de lesões

icon_gestao-qualidade-alimentos_06

Comportamento

Expressão de comportamentos naturais da espécie

icon_bem-estar-animal_04

Sentimentos

Ausência de estresse e sentimentos negativos

Nossos cuidados começam no processo de aquisição do gado e prosseguem com rigorosas avaliações de manejo e aplicação de boas práticas nas rotinas da indústria e controle de fornecedores.

 

Além de seguir as leis vigentes dos países onde operamos, nossa atuação é fundamentada em códigos e protocolos reconhecidos internacionalmente. Somos orientados pelo Regulamento 1.099, da União Europeia; o Protocolo da North American Meat Institute (NAMI), dos Estados Unidos; e os Regulamentos de Rastreabilidade da União Europeia e Chile.

A Política Global de Bem-Estar animal da Minerva Foods expressa nosso comprometimento em garantir que os animais (bovinos, suínos, galinhas poedeiras, frangos de corte e peixes) que fazem parte da cadeia de abastecimento sejam tratados com cuidado, dignidade e respeito. Possuímos também o Programa de Bem-Estar Animal que estabelece uma série de procedimentos e controles – nas fazendas, durante o transporte até a indústria e nos processos de pré-abate e abate.

Cada vez mais a Companhia vem estabelecendo altos padrões de bem-estar animal, respeitando não apenas às regulamentações dos países onde atua, mas também a códigos e protocolos reconhecidos internacionalmente.

 

Todas as unidades do Brasil, Paraguai, Uruguai, Colômbia e a unidade de Rosário na Argentina foram certificadas pelos auditores da PAACO (Professional Animal Auditor Certification Organization) utilizando o Protocolo NAMI (North American Meat Institute) com reconhecimento internacional. Em 2022 a média de conformidade dos requisitos auditados foi de 99,9% nas unidades certificadas. As unidades de Colac e Sunshine na Austrália, por sua vez, são certificadas no protocolo AAWCS, (Australian Livestock Processing Industry Animal Welfare Certification System), com índice de 100% de conformidade.

 

Quanto a cadeia de valor, parte dos nossos fornecedores no Uruguai, possuem a certificação GAP (Global Animal Partnership) Step 4, um dos maiores programas de bem-estar animal norte americano. Mais de 14 mil animais foram originados de fazendas certificadas no Uruguai em 2022.

Registramos importante evolução em nossa avaliação em índices e ratings sobre o tema. Avançamos dois tiers no ranking do BBFAW (Business Benchmark on Farm Animal Welfare), que é a principal avaliação internacional de bem-estar animal (atualmente ocupamos o tier 3), e avançamos de “high risk” para “medium risk”, no bloco “Animal Welfare” do instrumento de mercado Coller FAIRR (atualmente ocupamos a 19° posição).

  • Para tomadas de decisões mais ágeis e assertivas, a Companhia conta com a atuação efetiva do Comitê de Bem-Estar Animal (BEA). Esse grupo reúne lideranças ligadas a áreas como originação, logística, sustentabilidade, qualidade, bem-estar animal e comunicação.

Conheça Nossas diretrizes:

Política de Bem-estar Animal
Download em PDF

Política de Uso de Antibióticos
Download em PDF

Programa de Bem-estar Animal
Download em PDF

Relatório de Bem-estar Animal
Download em PDF

Compromissos Públicos de Bem-estar Animal
Download em PDF

Nossos Animais

As nossas atividades na cadeia de valor contemplam majoritariamente o abate e processamento de bovinos. Os suínos e frangos de corte são utilizados como matéria-prima para alguns de nossos produtos processados e também são distribuídos embalados e congelados junto a outras proteínas como de ovinos e peixes. Ademais, através da Minerva Live Cattle atuamos no transporte de gado vivo. 

 

Todas as operações e estruturas de negócios estão pautadas em práticas responsáveis de governança em bem-estar animal e seguem rigorosamente as diretrizes da política e do programa.

Atuação na cadeia de produção de proteínas

FazendaAbateProcessamentoIngredientesDistribuição% Total da CadeiaPaíses

     Bovinos

90,93%

Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Uruguai

     Bovinos de leite

0,0005%

Argentina

   Frango de Corte

0,74%

Brasil, Argentina

   Galinhas poedeiras

0,0003%

Argentina

   Ovinos

7,06%

Brasil, Paraguai, Austrália

   Suínos

0,53%

Brasil, Argentina

   Peixes

0,28%

Brasil, Argentina, Uruguai

 Produtos de origem não-animal

0,28%

Brasil, Argentina

Fazenda

Abate

Processamento

Ingredientes

Distribuição

% Total da Cadeia

90,93%

Países

Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Uruguai

Fazenda

Abate

Processamento

Ingredientes

Distribuição

% Total da Cadeia

0,0005%

Países

Argentina

Fazenda

Abate

Processamento

Ingredientes

Distribuição

% Total da Cadeia

0,74%

Países

Brasil, Argentina

Fazenda

Abate

Processamento

Ingredientes

Distribuição

% Total da Cadeia

0,0003%

Países

Argentina

Fazenda

Abate

Processamento

Ingredientes

Distribuição

% Total da Cadeia

7,06%

Países

Brasil, Paraguai, Austrália

Fazenda

Abate

Processamento

Ingredientes

Distribuição

% Total da Cadeia

0,53%

Países

Brasil, Argentina

Fazenda

Abate

Processamento

Ingredientes

Distribuição

% Total da Cadeia

0,28%

Países

Brasil, Argentina, Uruguai

Fazenda

Abate

Processamento

Ingredientes

Distribuição

% Total da Cadeia

0,28%

Países

Brasil, Argentina

Temos o compromisso de realizar o abate humanitário e insensibilização de todos os animais, independentemente de sua espécie, exceto aqueles destinados a mercados específicos com preceitos religiosos. Todas as matérias-primas de origem animal adquiridas para processamento (frangos de corte, suínos, cordeiros e peixes) nos países possuem garantia de 100% de atordoamento antes do abate.

 

Os lotes de animais recebidos nas unidades da Minerva Foods são acompanhados por uma Declaração do Produtor e pela Carta de Garantia confirmando o não uso de hormônios e antibióticos, além de toda a descrição dos medicamentos veterinários utilizados em cada animal, respectivamente. Todos os lotes devem vir acompanhados de documentação com informações sobre os animais que serão abatidos, como a administração de medicamentos e ausência de aplicação de alguns antiparasitários.

 

Qualquer uso de antibióticos deve ser registrado e relatado à Minerva Foods, sendo permitido apenas diante de um problema de saúde do animal. O uso profilático e metafilático não é recomendado. Além disso, é realizado o controle de resíduos químicos e contaminantes dentro da indústria por meio de coletas de amostra pós-abate, estas são enviadas para realização de testes laboratoriais para atender exigências de diversos mercados e garantir um produto seguro.

Cadeia de
Fornecimento

Para engajamento e garantia do atendimento da política de bem-estar animal pelos nossos fornecedores de matérias-primas e ingredientes de origem animal, a Minerva Foods implementou a “Declaração de Atendimento aos Critérios socioambientais, compliance e bem-estar animal”.

 

A verificação da aderência às diretrizes e aos compromissos públicos firmados vêm sendo feita anualmente através de questionários e visitas técnicas.

bg_DJI_0114

Para apoio aos fornecedores de gado, na implementação de procedimentos de bem-estar animal, qualidade e sustentabilidade, desenvolvemos uma série de ações participativas dentro do âmbito do programa Laço de Confiança. Dentre essas ações, estão os eventos “Falando de Pecuária” que, em reuniões periódicas, tratam temas técnicos da produção pecuária, garantia do bem-estar dos animais em todas as etapas da cadeia e temas de sustentabilidade, como desmatamento, tratamento de resíduos e consumo de recursos naturais.
Laço de Confiança

Ademais, desenvolvemos periodicamente materiais de apoio aos pecuaristas fornecedores com intuito de disseminar as melhores práticas de bem-estar animal ao longo de toda a cadeia, como a Cartilha de Bem-estar animal.

 

Para os fornecedores das demais matérias-primas de origem animal, temos o bem-estar animal como requisito-chave em contratos comerciais, sendo este passível de rescisão em casos de não cumprimento de nossa política.

 

Conheça a Cartilha de Bem-estar Animal

Treinamentos

Uma das principais diretrizes da Minerva Foods para preservar o bem-estar do animal é o treinamento de equipes. Nossos processos de capacitação são dirigidos a todos os profissionais, diretos e terceiros, que lidam com o manejo do gado vivo e motoristas de caminhões boiadeiros. As equipes coorporativas de Qualidade, Compra Gado e Sustentabilidade também são frequentemente treinadas por meio de palestras, oficinas e congressos nacionais.

 

Com a presença de consultores externos, essas campanhas têm a finalidade de consolidar a cultura do bem-estar do animal.

 

Nos treinamentos de bem-estar animal ministrados em 2022, 847 colaboradores próprios foram treinados e 1.123 terceiros (motoristas, funcionários das fazendas e pecuaristas) em todos os países de atuação.