Com origens portuguesas, a dobradinha é um prato com excelente custo-benefício, pois é muito saboroso e alimenta toda a família. A dobradinha chegou ao Brasil no início do século XVI quando os portugueses desembarcaram na Bahia.
Uma das histórias contadas sobre a sua origem diz em 1415, o infante d. Henrique foi à cidade de Porto fiscalizar os estaleiros onde eram construídas as embarcações portuguesas. Neste momento, a população local ofereceu toda a carne bovina disponível aos marinheiros, ficando apenas com as tripas do animal, e criando a dobradinha.
O prato é tão tradicional em Portugal que foi homenageado por Fernando Pessoa em seu poema Dobrada à moda do Porto. Com feijão, linguiça e bacon, este cozido é bem encorpado e só precisa de tempo de preparo já que é fácil de fazer.
Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 4 porções
Grau de dificuldade: Fácil
LISTA DE INGREDIENTES
- 500g de Dobradinha Minerva
- Suco de 1 limão
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 xícara (chá) de bacon cortado em cubos
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- 1 xícara (chá) de feijão branco
- 1 linguiça calabresa fatiada
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picada
MODO DE PREPARO
Coloque a Dobradinha Minerva em uma panela e cubra com água. Leve para cozinhar e após pegar fervura, deixe 10 minutos. Escorra a água e reserve.
Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e doure o bacon. Adicione a cebola e o alho e refogue até murchar. Junte a dobradinha à panela de pressão assim como a folha de louro e o feijão-branco.
Cubra com água, tampe a panela e assim que pegar pressão, cozinhe por 30 minutos. Passado esse tempo, retire a panela do fogão e deixe esfriar.
Quando a pressão sair por completo, abra para adicionar o extrato de tomate e a linguiça em rodelas. Ajuste o sal e a pimenta.
Retorne a panela ao fogo, mas sem tampar, e cozinhe por mais 15 minutos ou até que o caldo reduza e fique mais espesso.
Finalize polvilhando salsinha picada e sirva com uma farofa. Bom apetite!