10 temperos perfeitos para a carne vermelha – Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.
10 temperos perfeitos para a carne vermelha

10 temperos perfeitos para a carne vermelha

16/03/2023

Compartilhar em:

10 temperos perfeitos para a carne vermelha

Você com certeza conhece alguém que tempera a carne apenas com sal grosso e acha uma heresia colocar outros temperos. Muito além do sal, existem várias opções que combinam com a carne vermelha, incluindo ervas e especiarias. Diferente de outras proteínas, o sabor da carne vermelha é mais intenso no paladar; por isso, temperos mais adocicados e suaves são indicados para harmonizar os cortes. 

Confira o nosso guia com 10 temperos perfeitos para a carne vermelha!

1. Tempero sírio: muito tradicional na culinária árabe, em receitas como o espetinho de carne Kafta, contém um mix de especiarias que inclui pimenta síria ou pimenta-da-jamaica, cravo-da-índia em pó, canela em pó e noz moscada ralada. A dica é combiná-lo em pratos mais gordurosos e de sabor intenso, como a carne de panela e a rabada, pois o tempero sírio reduz a gordura da carne vermelha e confere aromatização

2. Chimichurri: típico de países como Uruguai e Argentina, o chimichurri é um tempero preparado com várias ervas e especiarias, sendo delicioso para acompanhar a carne do churrasco. Nós já explicamos o passo a passo para preparar um chimichurri caseiro, que acentua o sabor e a suculência de carnes como o bombom de alcatra assado e o prime rib grelhado.

Os ingredientes que compõem o chimichurri são bem aromáticos, como alho, sal, salsa, orégano, tomilho, pimenta calabresa, cebola roxa e mostarda em pó. Caso você prefira fazer um chimichurri seco, a combinação desses ingredientes já é suficiente. Outra ideia é adicionar um pouco de vinagre e azeite, criando um molho mais encorpado, como nessa receita de entrecot grelhado. É também uma ótima alternativa para marinar a carne: basta você misturar todas as ervas picadas em um recipiente e, então, adicionar às carnes cruas, esfregando com os dedos. Deixe na geladeira por algumas horas e prepare o seu assado! 

3. Páprica defumada: condimento versátil, destaca-se pela coloração avermelhada que confere aos cortes de carne. Enquanto as outras pápricas (doce e picante) são desidratadas pelo calor, nesse caso, o pimentão é desidratado sob a fumaça, adquirindo assim sabor e aromas especiais. É um tempero que traz muitos benefícios para a saúde: rico em antioxidantes, contém muitas vitaminas como A, B6 e C. A dica é aproveitar todas as vantagens ao preparar um strogonoff, pois a páprica defumada substitui o ketchup. Confira a receita de strogonoff aqui!

4. Pimenta-da-jamaica: pimenta de sabor pouco picante e ligeiramente adocicado, remete à combinação de canela, cravo-da-índia e noz moscada. Aposte na versão preta do produto, ideal para temperar carnes vermelhas.

5. Pimenta-dedo-de-moça: também conhecida como pimenta vermelha, é um dos temperos mais utilizados em carnes vermelhas. Com ardência picante, proporciona um sabor único e especial aos pratos e pode ser encontrada em diversas formas: crua, em conserva, curtida ou ainda como ingrediente de molhos picantes. Nossa sugestão é preparar uma maminha assada com a pimenta-dedo-de-moça, saiba como aqui!

6. Pimenta-caiena: originada na cidade de Caiena, capital da Guiana Francesa, é um pouco mais picante do que a dedo-de-moça, além de ser mais comprida e fina. A ardência e a sensação de calor da pimenta são atribuídas ao alto teor de capsaicina, substância que promove muitos benefícios à saúde, como a redução dos níveis de gordura no sangue. Combina com todas as carnes vermelhas e, para isso, a dica é se aventurar na receita de prime rib 5 costelas.

7. Mostarda amarela em pó: de sabor sutil, é rica em fibras, vitaminas como A, B e B1 e minerais como o ferro, o fósforo e o cálcio. É um tempero que ajuda na regulação do colesterol, com ação antioxidante e anti-inflamatória

8. Cominho: especiaria utilizada desde o Egito Antigo. Conquistou fama mundial por dar mais sabor aos alimentos, lembrando uma fusão entre pimenta e anis. Forte e marcante, as receitas costumam recomendar o tempero em pratos com carne, como empanadas e contrafilé grelhado.

9. Tomilho: muito usada na culinária francesa, essa erva aromática tem sabor cítrico e é perfeita para o preparo de carnes grelhadas, como nessa receita de bombom de alcatra, e em molhos feitos à base de vinho ou manteiga. Em relação à intensidade do tomilho, use o ramo inteiro se quiser sabor sutil e debulhe se quiser sabor mais acentuado

10. Alecrim: você já deve saber que o aroma do alecrim é simplesmente tudo de bom, mas muito além disso, essa erva também melhora a digestão e combate o cansaço. Benefícios que procuramos após um churrasco, né? Combina muito com a carne vermelha, mas cuidado na quantidade: dois raminhos já deixam o aroma bem pronunciado. Experimente essa iguaria: prepare uma receita de almôndegas recheadas com calabresa e queijo, confira aqui!

Nós temos também um guia completo de como temperar a carne vermelha, conforme cada modo de preparo dos cortes. Leia aqui e comece a inovar, seja no churrasco de domingo ou no almoço do dia a dia