O que é o inventário de emissões?
- Um relatório que mapeia as fontes de emissões de GEE* de uma atividade, processo, organização, setor econômico, cidade, estado ou até mesmo um país, seguido pela quantificação, monitoramento e registro dessas emissões.
- O inventário de emissões permite estabelecer estratégias e objetivos de redução e/ou compensação mais assertivos e específicos.
- Um inventário é dividido em:
- Escopo 1: Emissões diretas de GEE* provenientes de fontes que pertencem ou estão sob controle da organização, como, por exemplo, emissões da combustão em caldeiras, fornos, veículos da empresa ou controladas por ela.
- Escopo 2: Emissões de GEE* derivadas da aquisição de energia elétrica e térmica consumida pela empresa. A energia adquirida é definida como a energia comprada ou trazida para dentro dos limites organizacionais da empresa.
- Escopo 3: As emissões do Escopo 3 são consequência das atividades de uma organização, mas provêm de fontes que não são propriedade nem estão sob controle da organização.
Atualmente, o padrão mais utilizado é o Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol), compatível com a ISO 14.064. O GHG Protocol foi adaptado ao contexto nacional brasileiro por meio do Programa Brasileiro GHG Protocol.
*GEE: Gases de efeito estufa