Com alguns ingredientes e um pouco de tempo dedicado à cozinha, é possível fazer uma viagem até a França sem precisar pegar um avião.
Hoje nossa receita é do clássico da culinária francesa, o Boeuf Bourguignon, um ensopado de carne com vinho tinto irresistível, perfeito para agradar aos paladares mais refinados.
Pode parecer simples, mas a receita, que poderia ser resumida a um “picadinho de carne”, nasceu na região da Borgonha e traz consigo todo o charme da região. O melhor de tudo é a versatilidade do prato, que pode ser feito com diferentes tipos de cortes bovinos: músculo, acém, coxão mole ou, como nessa versão, com alcatra.
Aproveite para chamar os amigos para se deliciarem juntos!
INGREDIENTES
- 1kg de alcatra Minerva cortada em cubos de 2,5 cm
- Fio de azeite para grelhar
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- 1 cenoura em cubos de 0,5 cm
- ½ talo de alho poró (somente a parte branca) em cubos de 0,5 cm
- ½ talo de salsão em cubos de 0,5 cm
- 1 e ½ cebola em cubos de 0,5 cm
- 2 dentes de alho batidos
- 1 garrafa de vinho tinto
- 2 xícaras (chá) de caldo de carne
- 4 tomates sem pele e sem semente picados
- 1 cebola piqué (cortada ao meio com uma folha de louro em cada metade, presa por- 2 ou 3 cravos)
- 1 buquê garni (1 galho de tomilho, 1 galho de alecrim, 1 folha de louro e 2 talos de salsinha – utilize um barbante para amarrar tudo)
- 50g de manteiga
- Ramos de tomilho a gosto
- 11 échalotes ou chalotas (mini cebola para conserva)
- 3 xícaras (chá) de cogumelo paris cortado em lascas grossas
- Beurre manié (misture 3 colheres de sopa de farinha de trigo com 3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente para formar uma pasta)
- 150g de bacon cortado em cubos
MODO DE PREPARO
Leve uma caçarola grande para aquecer em fogo alto.
Quando a panela estiver bem quente, acrescente um fio de azeite e doure os pedaços de carne aos poucos. Sele bem de todos os lados e tempere com sal e pimenta a gosto.
Repita esse processo até acabar com toda a carne, adicionando sempre um fio de azeite na panela antes de dourar os cubos e temperando com sal e pimenta.
Na mesma panela, coloque a cenoura, o alho poró, o salsão e a cebola e refogue até murchar. Adicione o alho batido e mexa por mais um minuto.
Volte a carne para a panela e acrescente o vinho, o caldo de carne, os tomates, o buquê garni, a cebola piqué, o sal e a pimenta.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela semi aberta por, no mínimo 3 horas, ou até que a carne esteja macia. Adicione água sempre que necessário para o caldo não secar.
Enquanto isso, em uma frigideira coloque metade da manteiga, os ramos de tomilho e aqueça em fogo baixo até a manteiga derreter por completo.
Adicione as échalotes descascadas e doure por todos os lados, mexendo delicadamente a panela para que as cebolas não desmanchem. Quando atingirem um tom dourado, reserve.
Na mesma frigideira, acrescente o restante da manteiga e junte os cogumelos. Tempere-os com sal e pimenta e refogue até que estejam dourados. Reserve.
Quando a carne estiver bem macia, retire a panela do fogo e adicione a beurre manié (mistura de farinha com manteiga) mexendo bem para engrossar o molho.
Assim que atingir a textura desejada, volte a panela para o fogo e adicione o cogumelo e as cebolas. Depois coloque o bacon e misture bem.
Sirva acompanhado de purê de batata ou batatas cozidas com manteiga e ervas. Bon Appétit!