Carne vermelha é importante na introdução alimentar - Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.
Carne vermelha é importante na introdução alimentar

Carne vermelha é importante na introdução alimentar

14/06/2023

Compartilhar em:

Carne vermelha é importante na introdução alimentar
Tampa de panela
Grau de dificuldade

Easy

Os bebês começam a ter contato com a comida a partir dos 6 meses de idade, iniciando a introdução alimentar. O estoque de ferro recebido pelo embrião desde o terceiro trimestre de gestação começa a diminuir após os 6 primeiros meses de vida, o que aumenta os riscos de anemia. Para prevenir o problema, é importante inserir a carne vermelha no cardápio, uma das fontes mais ricas deste nutriente e com diversos benefícios para a saúde.

Adotar hábitos alimentares saudáveis desde a infância traz inúmeras vantagens a longo prazo. Por isso, é importante incentivar as crianças desde cedo a se alimentarem bem. A partir dos seis meses, o bebê insere outros alimentos além do leite materno ou fórmula, como frutas e legumes. Dando sequência, acrescentam-se as leguminosas e as carnes. O tempo de introdução de novos grupos depende da aceitação e desenvolvimento de cada criança, o que deve ser avaliado pelo pediatra em conjunto com o nutricionista.

A introdução da carne vermelha pode ser feita pelo método BLW, que consiste no uso de tirinhas de carne (de 6 cm x 2 cm), permitindo que a criança pegue o alimento com as próprias mãos e chupe a carne ou dê pequenas mordidas, mas sem consumir de fato. Ou, no método tradicional, a carne moída ou bem cozida desfiada pode ser a base para preparar a papinha. Sempre evite carnes mal passadas e cruas, pois o sistema imune ainda está em formação. Observe a coloração da carne: o indicador de que está bom para consumo é o vermelho vivo. Atente-se para a data de corte e evite carnes com cor escurecida ou esverdeada, pois há maior risco de apodrecimento. Aos poucos, você pode evoluir a textura da carne vermelha e oferecer em formatos de hambúrguer, para que o bebê possa ir pegando e levando à boca.

A carne vermelha possui proteínas, ferro, zinco, vitaminas do complexo B que são essenciais no desenvolvimento da criança. Ela trabalha, em conjunto com o folato, na síntese de DNA das células vermelhas do sangue. Siga as orientações acima e comece a introdução alimentar do seu bebê aliando segurança, saúde e sabor!

Para mais dicas da nutricionista Erica de Queiroz Kowarick, acesse nosso blog Fala Nutri!

Texto por Erica de Queiroz Kowarick  | Nutricionista | CRN-3 45847