Como fazer churrasco de contrafilé na cerveja – Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.
Como fazer churrasco de contrafilé na cerveja

Como fazer churrasco de contrafilé na cerveja

08/04/2016

Compartilhar em:

Como fazer churrasco de contrafilé na cerveja

Não há elogios suficientes ao contrafilé que façam justiça. Essa carne tem um ótimo custo-benefício, pois é muito saborosa e suculenta, sendo ideal para churrascos.

O contrafilé pode ser feito em pedaços inteiros ou fatiado em bifes grossos e altos de até 4 cm. A nossa receita hoje pede que você fatie o contrafilé nesses bifes.

Nós vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • Uma peça de contrafilé Estancia 92
  • 1 lata de cerveja
  • 2 colheres de molho shoyu
  • Alho a gosto amassado
  • Cebola a gosto amassada
  • Azeite
  • Sal a gosto

A quantidade de alho e cebola a ser usada depende do seu paladar, mas lembre-se que a estrela é a carne, por isso, não exagere. Uma cebola e 4 dentes de alho amassados devem ser o suficientes para começar.

Em um recipiente, misture o molho shoyu, a cebola, o alho, o azeite e o sal. Tempere os bifes de contrafilé com essa misture e deixe descansando na geladeira por cerca de duas horas para que a carne absorva bem todos os sabores.

Quando o braseiro da churrasqueira estiver bem vermelho e quente, coloque os bifes em uma vasilha, jogue a cerveja por cima e deixe um ou dois minutos assim. Em seguida, leve-os à grelha a cerca de 30 cm do fogo.

No momento que o sangue surgir na superfície dos bifes, o que deve levar cerca de 7 a 10 minutos, vire usando um pegador para não furar a carne e deixá-la seca. Após virar, deixe a carne no fogo pelo mesmo tempo que ela ficou anteriormente e quando o sangue aparecer na superfície novamente, retire-a da churrasqueira.

Assim que a carne descansar cinco minutos, basta servir com uma salada e se deliciar!

Uma observação: com esse tempo de fogo sugerido, você estará servindo ao ponto para mal passado. Caso queira mais passada, deixe a carne mais tempo no fogo, mas cuidado para não endurecê-la e secá-la.