O cupim é um corte que precisa de paciência, pois há muita preparação antes de levá-lo à churrasqueira para que fique macio e saboroso. Mas caso você tenha disposição, é possível surpreender no próximo churrasco com essa carne de sabor amanteigado.
A preparação é divida em três partes: uma marinada, o cozimento na panela de pressão, e a churrasqueira por fim.
Para fazer a marinada, precisaremos dos seguintes ingredientes:
- 1 peça média de cupim
- 50 ml de mostarda
- 3 colheres de mel
- 2 cebolas picadinhas
- 2 tomates picadinhos
- Alho socado a gosto
- Cheiro verde a gosto
- Pimenta calabresa a gosto
- Sal grosso (para cada kg de carne, 1 colher de sopa rasa)
- 1 xícara de água
Em uma vasilha funda, misture todos os ingredientes: a mostarda, o mel, as cebolas, os tomates, o alho, o cheiro verde, a pimenta calabresa, o sal grosso e a água. Depois faça furos no cupim e o tempere na vasilha com a mistura que você fez.
Tampe a vasilha (você pode usar papel filme para isso) e leve à geladeira por pelo menos 24h para que a carne sugue todos os sabores.
Agora passaremos para o cozimento e você irá precisar de 50 gramas de bacon picado e 2 colheres rasas de sopa de açúcar.
Duas horas antes do churrasco, aqueça uma panela de pressão que caiba a peça de cupim. Coloque o açúcar e deixe dourar sem queimar.
Depois coloque o bacon picado e a carne sem os temperos para dourar a carne de todos os lados. Quando ela estiver dourada, despeje a mistura de temperos na panela de pressão, feche e deixe cozinhar por cerca de 2 horas para amaciar.
Provavelmente não será necessário, mas se desejar, acrescente um pouco mais de água.
Quando a carne estiver cozida, leve à churrasqueira para grelhar. Como a carne já está cozida e somente queremos criar aquela casca crocante, você pode deixá-la bem perto do fogo por alguns minutos de cada lado apenas., regando com o caldo da panela de pressão de vez em quando para que ela não resseque.
Tire a carne do fogo, deixe descansar por cinco minutos, fatia e sirva!