A carne vermelha é uma fonte riquíssima em nutrientes essenciais para o organismo humano, como proteínas de alto valor biológico, ferro, vitamina B12 e zinco.
Porém, pesquisas epidemiológicas vêm mostrando uma possível relação entre o consumo de carne vermelha e carnes processadas com o aumento nos casos de duas doenças crônicas não transmissíveis, o câncer de cólon e o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular.
Os estudos propõem que o aumento do risco se dá pelo perfil de gordura contida nas carnes vermelhas e carnes processadas e pelo processo de cocção destes alimentos que resultariam na formação de compostos com potencial carcinogênico.
Porém, segundo um estudo publicado na revista Elsevier, não existem fortes evidências de que o consumo de carne vermelha tenha um papel importante no desenvolvimento de câncer de cólon ou doença cardiovascular.
Em suma, o ideal é que busquemos sempre uma alimentação saudável e equilibrada, garantindo uma boa variedade de alimentos e sempre com preferência em alimentos naturais e os minimamente processados.
Referência Bibliográfica: Red meat consumption: Na overview of the risks and benefits